Ato de lavação do busto de Zumbi dos Palmares acontecerá pela segunda vez na Praça África

O segundo ato de lavação do busto de Zumbi dos Palmares ocorrerá, neste sábado (19), juntamente da Caminhada Contra o Racismo e pela Tolerância Religiosa. A concentração partirá da Praça Rui Barbosa, às 15h, passando em seguida pelas pelas ruas Gustavo Maciel e Marcondes Salgado e terminando na Praça África, localizada na quadra 6 da Avenida Nações Unidas, por volta das 16h, onde será iniciada a lavação do busto. Para quem deseja participar, os organizadores pedem que sejam levadas flores para serem depositadas aos pés da estátua.

Essa mobilização parte de uma iniciativa popular de membros locais da Federação Espírita de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo Cavaleiros de Ogum, em parceria com demais apoiadores do movimento negro de Bauru e dos povos de terreiro ligados a religiões de matriz africana.

A história do evento teve início em 2021, com a mobilização de três amigos para lavar o busto de Zumbi, assim como a Praça África. Essas pessoas eram o babalorixá Pai Agnaldo de Xangô, a empreendedora Greici Luiz e o professor Silvio Durante, que tiveram como inspiração o tradicional evento anual em Salvador (BA), onde é lavada a estátua em tamanho real do chefe quilombola.

Nessa primeira ocasião, estiveram presentes autoridades municipais e representantes de religiões afro-brasileiras de Bauru, mas com a abertura para a participação de praticantes de qualquer religião. Agora em 2022, o ato contará com a presença de sacerdotes católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos durante o cerimonial ecumênico, ou seja, universal.

Compartilhe nas Redes Sociais