Zoológico Municipal realiza exames preventivos nos animais do Parque
Os exames preventivos, realizados cerca de uma vez por semana no Parque Zoológico Municipal de Bauru, são uma das maneiras utilizadas pela equipe veterinária de acompanhar constantemente a saúde dos animais sob cuidado da instituição, como aconteceu, por exemplo, no dia 26 de agosto, com as araras do parque.
O cuidado prévio a sintomas é necessário devido à tendência de diversos animais selvagens de esconder suas doenças. Isso acontece por motivos evolutivos de sobrevivência, em que é preferível não demonstrar fraqueza, ou seja, esconder seus problemas de saúde.
Esse comportamento permanece independentemente do cuidado de instituições zoológicas e, por isso, a atenção com a saúde dessas espécies deve ser mais cautelosa e preventiva, pois a partir dela se torna possível encontrar possíveis problemas e logo resolvê-los, fornecendo os devidos tratamentos para o animal.
Para garantir isso, a equipe de veterinários do Zoológico Municipal de Bauru, junto de estagiários e profissionais voluntários, oferece desde exame físico, hemograma, bioquímica sanguínea e glicemia sanguínea até ultrassonografia e radiografias, além de qualquer outro exame necessário, a depender do quadro do animal.
Essa bateria de exames é feita pelo menos uma vez por ano em cada um dos animais para averiguar se há qualquer problema de saúde e, em seguida, são devolvidos aos seus recintos no Zoológico. Já os animais que têm doenças descobertas pelo sistema de exames preventivos, começam a ser tratados imediatamente e passam a receber atenção especial em seu cotidiano.
Como exemplo, há o caso de um primata bugio que, por ter diminuído seu consumo de alimentos, passou pelos exames e foi diagnosticado com insuficiência cardíaca, tendo logo em seguida seu tratamento iniciado. Assim, o bugio teve seu comportamento e sua alimentação normalizados em poucos dias, continuando com a medicação.
Por Agência Brasil