Grupo de Catira bauruense se apresenta no Festival Revelando SP neste sábado
O Grupo de Catira “Zé Carneiro”, do Clube da Viola de Bauru, selecionado por meio da chamada pública para municípios, Revelando SP, se apresenta neste sábado (23), às 12h, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Além de shows, o Revelando SP conta com feira de artesanatos, espetáculos culturais e gastronomia.
O Clube da Viola de Bauru surgiu com o intuito de preservar a música sertaneja de raiz, que dentre outras linguagens artísticas, se manifesta com a catira. A catira é uma dança folclórica composta por violeiros que cantam, sapateiam e batem palmas em melodias de ritmo simples, com particularidades da moda de viola, que relatam em seus versos casos de amor, sátira e costumes locais. O grupo de Catira “Zé Carneiro” faz parte do Clube da Viola e promove a formação de novos catireiros, interagindo com crianças, adolescentes e idosos, utilizando a dança como instrumento de arte, educação e cultura.
REVELANDO SP
Considerado o maior evento de cultura tradicional de São Paulo, o Revelando SP, gerido pela Amigos da Arte, está de volta ao formato presencial depois de dois anos de programação online. O evento acontece de 20 a 24 de julho e conta com cerca de 300 atividades de participantes de mais de cem municípios paulistas. Entre outros espetáculos, sobem ao palco do evento artistas como Almir Sater, Rolando Boldrin, Tetê Espíndola e Marcelo Jeneci.
“A volta do Revelando SP presencial é muito importante para São Paulo, sua realização estreita e fortalece a cooperação entre estado e municípios, gera emprego, renda e muita visibilidade para os artesãos, culinaristas e artistas”, afirma Danielle Nigromonte, diretora-geral da Amigos da Arte. Desde que passou a ser gerido pela Amigos da Arte, em 2017, o evento mais que triplicou o número de público presente, de 120 mil para 380 mil pessoas em 2019.
As prefeituras são fundamentais para a realização do evento. São elas as responsáveis por identificar e inscrever as tradições locais por meio das chamadas públicas do Juntos Pela Cultura, programa estadual que visa fortalecer a produção independente, ampliar o acesso da população à arte, descentralizar o investimento público na área e estimular o desenvolvimento da economia criativa de São Paulo.
Cantos e danças indígenas, catiras, congadas, contadores de causos, manifestações da cultura cigana, cururus, dança de Santa Cruz e de São Gonçalo, fandangos, folia de reis, moçambiques, sambas de bumbo, samba de lenço, seresta, trança fitas, umbigadas e muita cultura caipira estarão presentes durante os 5 dias de evento.
SERVIÇO
Revelando SP 2022
De 20 a 24 de julho
Dia 20 de julho, das 10h30 às 20h – Abertura oficial às 18h30
Dias 21, 22, 23 e 24, das 10h às 20h
Local: Parque da Água Branca, São Paulo – SP
Endereço: Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca – São Paulo, SP
Entrada gratuita
Consulte a programação completa no site: www.revelandosp.com.br