Projeto Cemeia reutiliza restos de vegetação para revitalizar canteiros
O Projeto Cemeia iniciou na última semana um processo de reutilização de restos de vegetação, de culturas que já cumpriram seu ciclo vegetativo, para a revitalização de canteiros da horta e plantações diversas desenvolvidas no local.
O coordenador do projeto, Guto Camargo, destaca como funciona o processo. “Os resíduos de vegetação e roçagem triturados foram misturados com porções de esterco, o que possibilitou o aumento no volume de nutrição às plantas. Entre as vantagens, estão a diminuição do lixo a ser descartado, a utilização como cobertura vegetal que ajuda a manter a temperatura, a umidade e proteção dos canteiros de chuva forte, evitando o soterramento de plantas novas”, afirma.
O Projeto Cemeia faz parte do Programa Agricultura Urbana e é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra), em parceria com a Secretaria de Educação. A proposta principal é trazer conhecimento para que as pessoas saibam de onde vem e como é cultivado o alimento que chega ao prato. O Cemeia funciona nas dependências do Almoxarifado Central da Prefeitura, na avenida Rodrigues Alves, quadra 42, esquina com a rua Hélio Pólice, no Jardim Redentor.