3ª testagem em massa para diagnóstico da Covid-19 será amanhã

A 3ª Ação Ampliada para Diagnóstico da Covid-19, realizada pela Secretaria de Saúde de Bauru, será neste sábado (25/07), das 8h às 17h, no Recinto Mello Moraes. 300 servidores do município trabalharão no evento, que prevê a realização de 2000 testes.

O Secretário de Saúde Dr. Sérgio Henrique Antonio ressalta que a ação é de extrema importância tanto a população, quanto aos dados epidemiológicos da cidade. “A testagem vem nos ajudar no isolamento do contaminado. Como houve uma flexibilização e o aumento significativo no número de casos, temos que tentar isolar aqueles que estão positivos”, explica.

Preparativos
Em relação a estrutura, já foram montadas as tendas de cobertura onde haverá a triagem, além da demarcação do solo de dois metros de distância para as pessoas da fila, inclusive na parte externa ao recinto. Também já foram distribuídas mesas, cadeiras, divisórias indicativas, totens de álcool em gel, lixeiras e bebedouros de água.

Houve a adaptação de energia elétrica e toda parte de limpeza e desinfecção dos ambientes. O evento também contará com banheiros químicos para deficientes, além dos sanitários do próprio recinto que serão destinados tanto a servidores como a população em geral. Banners, informativos e indicativos foram dispostos para orientação, além dos folhetos que serão distribuídos às pessoas durante a ação.

A Secretaria de Saúde reforça que a ação de testagem em massa segue todos os protocolos da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e normas de enfrentamento da Covid no Estado e no Município.

Testes
Essa testagem é destinada tanto a pacientes sintomáticos como assintomáticos, ou seja, pessoas com e sem sintomas, e em duas modalidades: pessoas a pé ou em veículos. Serão 1.000 testes para o “drive-thru” e mais 1.000 para o “pé-thru”. As senhas serão distribuídas até as 16h ou até o esgotamento, o que ocorrer primeiro.

Vale ressaltar que cada senha corresponde a uma pessoa, inclusive no sistema “drive-thru”. Desta forma, será contabilizado o número de integrantes de cada veículo, e não o número de automóveis.

Quem for participar dos testes pelo sistema “drive-thru” deverá chegar com seus veículos, contendo no máximo quatro pessoas, pela avenida Comendador José da Silva Martha. Já os pedestres que participarão dos testes deverão chegar ao Recinto Mello Moraes pela rua Nicolau Delgallo, que passa em frente ao setor de bilheterias. Dali seguirão em fila para dentro do Recinto onde passarão pela triagem e a posterior coleta das amostras.

Será obrigatório que os munícipes usem máscara durante todo o processo como medida de segurança a pacientes e funcionários, inclusive os que estarão dentro de seus veículos

Interessados
Como os testes são destinados apenas aos moradores de Bauru, os interessados devem levar documentos de identificação e comprovantes de endereço. Também é solicitado, pelo Fundo Social de Solidariedade, a doação voluntária de, pelo menos, um quilo de alimento não perecível (exceto açúcar e sal), que será trocado por máscara.

Interdições
Para realização a ação, serão realizadas interdições no entorno do Recinto. De acordo com a Emdurb, a interdição será implantada a partir da meia noite. Serão interditados os seguintes cruzamentos:

-Rua Nicolau Delgallo com rua Alfeu Cariola

-Rua Nicolau Delgallo com rua Moisés Fidelis da Motta

-Rua Moisés Fidelis da Motta com rua Estados Unidos

-Rua Moisés Fidelis da Motta com rua Canadá

-Rua Moisés Fidelis da Motta com rua México

-Rua Moisés Fidelis da Motta com rua Henedito Blagitz

-Rua Moisés Fidelis da Motta com rua Argentina

-Rua Argentina com rua Henedito Blagitz

-Rua Argentina com rua Mário Odria

-Rua Alaska com rua Nicolau Delgallo

Compartilhe nas Redes Sociais