Hospital de Base de Bauru realiza captação de múltiplos órgãos

Equipes de captação de órgãos do Hospital de Base de Bauru (HBB), sob gestão da Famesp, do Hospital das Clínicas de Botucatu e do hospital da Unimed de Sorocaba realizaram captação de múltiplos órgãos na manhã desta quarta-feira (15/07). Os procedimentos ocorreram no centro- cirúrgico do Hospital de Base, unidade estadual de saúde. Cerca de 18 profissionais participaram da ação.

O coração, captado pela equipe do Hospital das Clínicas de Botucatu, é sempre o primeiro órgão a ser retirado na sequência estabelecida pelo Sistema Nacional de Transplantes, para que o implante ocorra dentro de, no máximo, 4 horas. “A agilidade é importante devido ao tempo de vida do órgão, pois quanto menor o tempo fora do corpo, melhor será a qualidade do órgão para funcionamento no corpo do receptor”, explica a coordenadora da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital de Base de Bauru, Paula Dalsoglio Garcia.

Na sequência a captação de fígado, cujo tempo máximo de implante é de 12 horas, foi realizada por equipe do hospital da Unimed de Sorocaba. A equipe de urologia do Hospital de Base captou rins e a equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) fez a captação de córneas. Esses órgãos, com a conservação adequada, dispõem de maior tolerância antes de um transplante.

A equipe de CIHDOTT do Hospital de Base também acompanha todo o processo de diagnóstico de morte encefálica, faz a entrevista familiar e, após consentimento para doação, inicia o processo junto à Organização de Procura de Órgãos (OPO), para viabilização das captações.

Pandemia
Alguns tipos de captações de órgãos estão suspensos por tempo indeterminado durante a pandemia. “São aqueles com doador de coração parado, que são as captações de córnea, quando não há diagnóstico de morte encefálica” explica Garcia. Já em casos de pacientes com diagnóstico de morte encefálica, se houver autorização de familiar de primeiro ou segundo grau para que a captação seja realizada, a equipe do Hospital de Base faz a coleta do PCR para Covid-19 e envia para o HC de Botucatu. Com o resultado negativo, inicia-se o processo de captação.

Assessoria de Comunicação e Imprensa – Famesp

Compartilhe nas Redes Sociais