Vacinação para jovens de 16 e 17 anos com comorbidade, gestante ou puérpera começa nesta quarta-feira
A Secretaria de Saúde começa nesta quarta-feira (18/08), a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para adolescentes com 16 e 17 anos em Bauru. Podem receber a vacina, neste momento, os adolescentes com esta idade que possuem comorbidade, deficiência permanente, gestantes e puérperas.
A aplicação da vacina será nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jussara/Celina, Chapadão/Mendonça, Bela Vista e Redentor. Antes, é obrigatório o agendamento no site da Prefeitura de Bauru (www.bauru.sp.gov.br/agendamentovacinas), ou no banner destacado em vermelho no site.
Para prosseguir com o agendamento, a pessoa com 16 e 17 anos deverá obrigatoriamente assinalar comorbidade, e dentro do campo de comorbidade deverá assinalar Gestante Adolescente, Puérpera Adolescente, Deficiente ou alguma doença em tratamento, e deverá comprovar esta condição na unidade de saúde para receber a vacina, como laudo ou receita médica. No caso das gestantes, deve ser apresentado o cartão da gestante, e as puérperas devem levar a certidão de nascimento da criança.
Além das quatro unidades com agendamento, a Secretaria de Saúde também vai disponibilizar a vacina nas Unidades de Saúde da Família (USF) Nova Bauru, 9 de Julho/Fortunato Rocha Lima, Santa Edwirges, Vila São Paulo, Pousada da Esperança e Vila Dutra e a UBS do Distrito de Tibiriçá sem agendamento para os adolescentes com 16 e 17 anos com comorbidade, deficiência permanente, gestante ou puérpera que moram nestas áreas.
A pasta destaca, no entanto, que somente os moradores das áreas que pertencem a essas unidades poderão receber a vacina sem a necessidade de agendamento. As equipes de saúde da família já estão entrando em contato com os adolescentes que passam por acompanhamento nas unidades, e aqueles que moram nessas áreas mas não possuem cadastro nas USFs ou na UBS do Distrito de Tibiriçá podem entrar em contato com a unidade mais perto para receber informações sobre a vacinação.
DOCUMENTOS
A pessoa que vai tomar a vacina deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência, e ainda o termo de autorização assinado por um responsável legal. O termo está disponível no site da prefeitura, no ícone de agendamento da vacina, e todos os adolescentes que vão tomar a vacina devem imprimir e preencher o termo, com a assinatura de um dos pais ou responsáveis, conforme determina a nota técnica do Estado para a vacinação nesta faixa de idade.
O documento está disponível no site da Prefeitura de Bauru, no link https://www2.bauru.sp.gov.br/materia.aspx?n=38403, no final da página, onde também está a relação de comorbidades. Sem este documento devidamente preenchido e assinado por um responsável legal com mais de 18 anos, o adolescente não poderá tomar a vacina.
Para os demais adolescentes, a vacinação ocorrerá a partir das seguintes datas, que estão sujeitas a alterações conforme a entrega de doses feitas pela União e Estado.
26/08 – Adolescentes de 12 a 15 anos com comorbidade, deficiência permanente, gestantes e puérperas
30/08 – Adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidade
06/09 – Adolescentes de 12 a 14 anos sem comorbidade